top of page
Buscar

Brincadeiras para volta as aulas

  • Foto do escritor: Jéss Prado
    Jéss Prado
  • 1 de mar. de 2013
  • 4 min de leitura

Volta as aulas não é algo fácil de lidar. É difícil pros professores, pros pais e para os alunos. É uma mistura de ansiedade, nervosismo, medo e empolgação. Os professores que não conhecem os alunos e não sabe o que esperar daquela nova turma. Os pais que não sabem como vai ser a relação dos filhos com a nova Tia e muitas vezes não estão preparados para as dificuldades da adaptação. E as crianças que muitas vezes estão pela primeira vez num ambiente novo, sem nenhum conhecido e tendo que se adaptar a uma nova rotina. Trouxe aqui algumas brincadeiras e dinâmicas para tornar o inicio das aulas mais tranquilo e divertido.

MATERNAL

A MÚSICA DOS NOMES

IDADE: A partir de 4 meses.

TEMPO: 30 minutos.

ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.

OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao tororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

Trem da Turminha IDADE: De 9 meses a 2 anos.

TEMPO: 30 minutos.

ESPAÇO: Sala de atividades.

MATERIAL: Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.

OBJETIVO: Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.

PREPARAÇÃO: Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha. Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos. Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.

CHUVINHA DE PAPEL IDADE: De 8 meses a 3 anos.

TEMPO: De 15 a 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades. MATERIAL: Revistas e jornais velhos. OBJETIVOS: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas.Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A QUEDA DO CHAPÉU

IDADE: A partir de 3 anos.

TEMPO: De 30 à 50 minutos.

ESPAÇO: Parque ou Quadra

MATERIAL: Um chapéu.

DESENVOLVIMENTO: Os participantes são organizados em círculo. Cada um recebe um número. O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu. Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro. Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira.

VOA, NÃO VOA...

IDADE: A partir de 4 anos.

TEMPO: 50 minutos.

ESPAÇO: Sala de atividades, parque ou pátio.

MATERIAL: -

DESENVOLVIMENTO: As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: " Borboleta voa? (Todos imitarão o voo.) Jacaré voa? (Todo deverão ficar imóveis). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as crianças .

CAUDA DO DRAGÃO

IDADE: A partir de 4 anos

TEMPO: Ilimitado

ESPAÇO: Pátio, Parque ou Quadra.

MATERIAL: -

DESENVOLVIMENTO: Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças.

 

Fontes: http://fofurasdatia.blogspot.com.br

http://atividadesparamaternal.blogspot.com.br

http://www.pragentemiuda.org

http://www.espacoeducar.net/

 
 
 

Comentarios


Posts Destacados
Posts Recentes
  • Facebook - Black Circle
Nos encontramos
no facebook!
Procure por Tags
  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© Criado em Janeiro de 2017

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page